o que é open banking

O que é open banking?

O que é open banking? Essa está se tornando uma pergunta cada vez mais comum. De maneira geral, trata-se de um novo sistema que promete revolucionar o mercado financeiro do Brasil. 

Além do PIX, a chegada do open banking promete trazer ainda mais ofertas e serviços para os consumidores brasileiros. 

Esse sistema será ainda mais transparente, melhorando o relacionamento entre as instituições financeiras e seus clientes. 

o que é open banking

Open banking: o que significa e para que serve esse serviço? Saiba tudo aqui

O que é open banking?

De maneira geral, o significado de o que é open banking é, literalmente, “banco aberto”, também pode ser “sistema bancário aberto”. A criação desse novo sistema tem como objetivo disponibilizar uma ampla variedade de operações e serviços para os clientes.

Essa também é a melhor maneira de garantir maior liberdade em sua vida financeira, levando essas informações para onde quiser. 

A base do que é open banking também é simples de compreender: todas as instituições financeiras devem seguir um sistema de operações padrão. Essa é uma alternativa para simplificar a comunicação entre elas e melhorar a portabilidade dos dados. 

E, de quebra, esse novo sistema também promete a ampliação dos serviços por meio dos APIs. Isso vai aumentar ainda mais a competitividade entre as instituições financeiras do mercado, uma vez que elas precisam aumentar a sua oferta para atrair mais clientes. 

Claro que tudo isso será entregue por meio de uma plataforma totalmente segura, algo que já acontece através das operações digitais. 

Nesse caso, os clientes também têm maior controle de suas finanças, decidindo se desejam ou não compartilhar seus dados com as instituições financeiras. 

É importante destacar que um dos locais que já trabalham com esse sistema é o Reino Unido. Além de outras localidades já estarem trabalhando para adaptar o open banking em seu dia a dia. 

Em território nacional, a primeira fase do open banking foi implementada durante o mês de fevereiro de 2021. Portanto, essa já é uma realidade em nosso país e, tanto os clientes quanto às instituições financeiras, são beneficiados com ela. 

Quais são as instituições financeiras que vão participar do open banking?

Em nosso país, somente as instituições financeiras que fazem parte do BC poderão participar do sistema de o que é open banking.

Vale ressaltar que as instituições financeiras que estão presentes na classificação S1 e S2 têm a obrigação de ofertar o open banking aos seus clientes. Portanto, os seguintes bancos irão fazer parte:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Economica Federal;
  • Santander;
  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Citibank;
  • BNDES;
  • entre outros. 

Enquanto que as outras instituições financeiras podem ou não adquirir o modelo do open banking. Entre elas estão Nubank, PicPay e Mercado Pago. 

Alguns especialistas informam que, embora não seja obrigatório adaptar-se a esse sistema, grande parte das instituições, com exceção das obrigatórias, deverão participar da aquisição. 

Mesmo que a adaptação a esse sistema não seja obrigatório, ele é uma forma de reciprocidade entre as instituições financeiras e seus clientes. 

Sendo assim, todas as empresas que a adquirirem, têm o dever de compartilhar ou receber os dados de seus clientes.

O que são as APIs?

Com a chegada do Open Banking, alguns termos estão se popularizando, como a sigla APIs. Trata-se de um sistema que permite o compartilhamento de informações com outros sistemas, facilitando a comunicação. 

As APIs são utilizados por várias empresas, já que seus programas podem ser usados para diferentes finalidades. É importante ressaltar que ela pode ser aberta para a comunidade, sendo assim, terceiros podem criar produtos através delas com o devido conhecimento.

É muito comum que as empresas de tecnologia famosas contem com seus sistemas de API abertos. Um ótimo exemplo é o Google Maps, um serviço de mapas disponibilizado pelo Google. Qualquer pessoa pode criar um site com um sistema de mapa integrado nele. 

Também é comum que os sites utilizem essas API para que os cadastros sejam criados rapidamente, mas sempre garantindo a segurança. Basta pensar em todas as plataformas digitais que permitem acessar uma página logando em sua rede social. 

Muito semelhante a esse processo, o sistema de APIs também será integrado em o que é open banking. Mesmo que as instituições continuem criando as suas próprias formas de operações, seria necessário seguir uma forma padronizada. 

Claro que, nenhum dado é simplesmente fornecido, a não ser que o cliente deseje compartilhar suas informações com outras instituições financeiras.

Ainda, a ampliação de serviços e operações em o que é open banking aumenta ainda mais a competitividade entre as instituições financeiras do mercado. 

o que é open banking

Quais são as vantagens do open banking?

Agora que você compreende melhor sobre o que é open banking, veja as suas principais vantagens:

  • Os clientes possuem maior liberdade e autonomia;
  • Os custos serão menores;
  • Maior competição dentro do mercado financeiro. 

Quando uma maior competição existe, maiores são as chances das instituições financeiras entregarem aquilo que os consumidores buscam. Portanto, as opções serão maiores para atender suas necessidades pessoais.